top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Fitas

Análise com #IChing para #Portugal - #2021

Análise com #IChing para #Portugal - #2021





Estou a começar a estudar o I-Ching e resolvi neste primeiro dia do ano fazer uma #análise / #previsão para 2021 em relação a Portugal. Vamos lá ver o que sai.


#Hexagrama de Situação 42 que deriva para o 27



 O hexagrama 42 é composto pelo trigrama Zhen (trovão) que remete para o estímulo, para a necessidade de colocar em movimento, despertar potenciais. Contrariar alguma estagnação ou inércia – é o uso da impulsividade para colocar tudo em movimento, agitar os céus. E pelo trigrama Xun (vento/raiz), que remete para o moldar-se, para a necessidade [de haver ou] ser-se maleável e paciente, saber esperar. Claro que poderá propiciar hesitação.



Juntos compõem o hexagrama 42 – I que nos fala, sobretudo, naquilo que #GOVERNAR significa: #SACRIFÍCIO do superior em benefício do inferior – a capacidade de ajudar e promover o mundo. Este hexagrama favorável mostra, na minha interpretação, que temos tudo para que seja um ano, em termos de país, de crescimento, de aumento, mas isso significa SACRIFÍCIO por parte dos mais poderosos, que despertará do povo uma atitude de alegria e apoio. Esta união e parceria promove bem-estar, um ideal comum, uma vontade incansável de fazer mais e melhor, desenvolvimento, crescimento, melhoria.



Como NÃO HÁ BELA SEM SENÃO, o sacrifício de quem tem mais em benefício de quem tem menos, perspectiva-se uma miragem.


O nove na linha cinco diz-nos que quem se coloca na posição de benemérito, não o faz por reconhecimento, mas por bondade (será influências da tão almejada nova era? ). Haverá alguém disponivel a sacrificar-se para que o cidadão comum prospere?


Chegamos, por este nove na linha cinco, ao Hexagrama derivado 27. I, que nos confirma esta necessidade de abnegção para que seja um ano auspicioso e de crescimento, onde cada um ocupa o seu real lugar, com as suas atribuições, respeitando os seus limites e o lugar dos outros. “Para verificarmos se alguém é um homem superior ou inferior, só precisamos observar a que parte de si ele atribui uma especial importância... Não devemos prejudicar as importantes em favor das secundárias".

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page